Aniversáriantes

Banner

Professores de Itabuna entram em Estado de Greve por atraso do terço de férias e do vale transporte

PDFImprimirE-mail

O início do ano letivo que estava previsto para começar na manhã desta segunda, 05/03 poderá ter que esperar mais um pouco. O motivo, é que os 1.350 Professores decidiram hoje, em assembleia realizada no auditório do Sindicato do Magistério (SIMPI), que não retornarão as atividades docentes até que o Prefeito pague o valor integral referente ao terço constitucional de férias, como também proceda à imediata liberação do vale transporte para categoria.

De acordo com a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, desde o dia 17 de janeiro o município está em débito com a categoria, portanto muitas tentativas de acordo foram propostas, mas infelizmente o Governo negligenciou a todas. “Nossa classe entrou em férias em meados de janeiro e até hoje não recebeu as gratificações constitucionais devidas. Somente quando a categoria decidiu boicotar a jornada pedagógica é que a Secretária da Educação apareceu com uma proposta de pagamento parcelado do terço de férias, todavia, a categoria decidiu não acatar”, afirma a líder sindical.

Além do pagamento integral e imediato do terço de férias, a categoria cobra dos gestores municipais o repasse do vale transporte, tanto da linha municipal como intermunicipal. Ademais, os professores solicitam que a Secretaria da Educação, Profa. Anorina Lima suspenda a portaria de seleção para função de Coordenadores Pedagógicos, bem como volte a discutir a situação da retirada do Adicional de Classe (AC) que afetou drasticamente os salários de 400 professores. A classe afirma que se as demandas não forem consideradas, haverá deflagração de greve por tempo indeterminado.

Conforme o Departamento Jurídico do SIMPI todas as solicitações feitas pela classe deverão ser formalmente comunicadas ao Governo, portanto a greve só poderá ser iniciada após o prazo de 72 horas da comunicação. “Amanhã iniciaremos as aulas, mas se o terço de férias não for pago e o vale transporte depositado até quinta-feira, os professores já estão autorizados a não comparecerem às escolas a partir desta sexta, 09 de março”, finaliza Carminha Oliveira.

Fonte: Ascom SIMPI

 

 

Visitantes Online

Nós temos 52 visitantes online

Contador de Visitas

4000779
TodasTodas4000779

Calendário